Dr. Pedro Orrú Neto
ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
Cirurgia do Ombro - Joelho
Medicina Esportiva
Trauma Esportivo e Artroscopia de Joelho
O mecanismos das lesões no esporte :
Cada tipo de atividade esportiva tem as suas peculiaridades e, por isso, alguns tipos de lesão são mais frequentes que outros. Vamos ver como elas geralmente ocorrem?
-
Uso excessivo: causa um estresse repetitivo nos tecidos que pode levar a inflamação. Ocorre em pessoas que treinam constantemente, sem período de descanso, ou quando não há um preparo físico e fortalecimento muscular adequado para a prática daquele esporte.
-
Trauma: causa lesões agudas como contusões, fraturas e luxações.
-
Estiramento: a distensão ou estiramento muscular é causado principalmente pela mudança de direção durante a corrida. Nos ligamentos, o estiramento resulta em entorse ou ruptura.
Joelho
As lesões no joelho são as mais frequentes nos esportes e geralmente acometem os ligamentos e tendões que o estabilizam. As mais comuns são:
-
Ruptura do ligamento cruzado anterior – ocorre durante uma mudança súbita de direção na corrida, parada súbita ou na aterrissagem após um salto;
-
Entorse ou ruptura do ligamento colateral medial: geralmente quando há um trauma na lateral do joelho;
-
Tendinite patelar: inflamação do tendão da patela;
-
Síndrome da dor patelofemoral: causada pelo movimento excessivo e repetitivo do joelho na corrida, ciclismo e tênis, por exemplo.
Ombro
As lesões no ombro são geralmente causadas pelo uso excessivo durante a prática de tênis, vôlei, natação e basquete.
Ocorrem com mais freqüência as tendinites e luxações.
Fraturas de ombro e/ou clavículas , podem ocorrer com a queda de bicicleta ou moto , devido a queda com o braço estendido .
Cotovelo
A epicondilite no cotovelo ocorre com mais freqüência em jogadores de tênis (cotovelo do tenista), mas pode acontecer em qualquer esporte que envolve torção e extensão repetidas do punho.
Temos as Rupturas do bíceps , e os grandes traumas ósseos do cotovelo.
Virilha e Coxa
O estiramento de músculos na virilha ocorre em esportes que exigem movimentos súbitos laterais como o futebol e o basquete.
Lesionando na maioria das vezes os adutores da coxa .
O estiramento na parte posterior da coxa é comum na corrida, futebol e basquete.
Tendão Aquiles
Localizado entre a panturrilha e o calcanhar, o tendão de Aquiles é responsável pela extensão do pé. Tendinite nesse local é comum em esportes que envolvem corrida e saltos como: futebol, corrida, dança, basquete, tênis e vôlei.
A ruptura pode ocorrer , e nesse caso , o tratamento cirúrgico pode ser uma escolha.
Coluna
Contratura dos músculos que estabilizam a coluna, especialmente a lombar, que ocorre ocasionalmente durante os esportes e é causada geralmente pela falta de alongamento e fortalecimento dos músculos do abdome.
Quadril
O estiramento dos músculos flexores do quadril ocorre durante a elevação da perna ou do joelho, principalmente em atletas que não se aqueceram. É mais frequente no futebol e nas artes marciais.
Outra doença do quadril é a síndrome do impacto , que incapacita pessoas jovens e ativas, como dançarinas de balé e praticantes de artes marciais. Começa com uma dor na virilha que vai se espalhando e piorando. Um tratamento precoce é de extrema importância .
Perna
A síndrome da tensão tibial medial ocorre principalmente em corredores e maratonistas .
Ocorre na perna e piora com a flexão do pé.
Podem estar associada a Fratrua por Stress da tíbia.
Tornozelo
O tornozelo é a articulação que mais freqüentemente sofre distensões. Nesse tipo de traumatismo, um ligamento — um tipo de tecido que conecta os ossos é estirado ou rompido. Uma distensão pode ser causada por uma torção no pé no momento em que você está andando ou correndo.